Será se a blogosfera realmente morreu?

abril 28, 2019


Eu estava lendo publicações antigas do blog e me deparei com umas blogueiras que eu as adorava, mas admito que não é porque eu as acompanhava. Eu até tentava, mas nunca consegui manter a frequência. Mesmo não acessando diariamente, eu gostava delas porque eu me conectava com elas. Pelo mesmo gosto, pelo mesmo pensamento, pelo design bonito do blog, pela forma de se expressar, todos esses detalhes me cativam. Elas são aquele tipo de pessoa que eu gostaria de fazer amizade e conhecê-la melhor. E esse é justamente o princípio de qualquer blog, eu acho. Queremos ter voz. Queremos desabafar, fantasiar, ajudar, apresentar. Queremos tanta coisa!! Temos tantos caracteres para nos expressarmos e, mesmo assim, fomos deixados para trás. Hoje em dia o que mais tem visibilidade na internet são publicações/artigos curtos e resumidos. Acredito eu que o Instagram e redes sociais similares são a principal causa da morte do nosso mundo virtual.

A quantidade de visualizações foram diminuindo e com o tempo fomos forçados a nos adequar ao fato de quererem menos conteúdo e mais imagens!? Mas será que estamos fazendo certo? Será que você gosta de falar menos e mostrar mais visualmente? Eu não me apliquei nessa mudança e fui esquecida, assim como todos os outros blogs incríveis que existiam. Eu perdi um pouquinho da minha essência quando deixei de fazer o que eu mais gostava. Eu amava escrever e amava ler. Mas fui crescendo, me ocupando e todas essas atividades ficaram esquecidas, de lado. Eu tentei continuar e me incentivar, participei de grupos como o RotaRoots, mas nem ele sobreviveu às mudanças. Sim, eu sei muito bem que ainda há blogs que sobrevivem às mudanças e continuam com sites, mas essa porcentagem tanto de leitores quanto blogueiros "raiz" caiu bastante. É raro presenciar um blog e encontrar uma publicação recente, da mesma semana ou até o mesmo dia. O que aconteceu com nossos sentimentos? Por que estamos evitando-os? Por que não nos expressamos como antes? Eu tenho percebido que a geração atual gosta mais de vídeos fofinhos de animais ou vídeos engraçados do que criar e manter vínculos com outros. Hey, eu não estou julgando você que passa o dia vendo memes no Twitter. Eu também faço a mesma coisa quando quero relaxar e ficar de boinha.

Mas há coisas importantes que estamos ignorando. Você não acha? Você, por exemplo, conseguiu ler esse texto todinho sem perder a paciência? Ou pulou para o final? O que aconteceu conosco? É essa a pergunta que quero fazer pra você, caro leitor ou blogueiro.

E, com esse pensamento martelando na minha cabeça, eu fiquei com uma imensa vontade de reviver a ideia do RotaRoots de maneira mais simples. Então eu quero a sua ajuda para fazer isso acontecer. Se você concorda com tudo o que falei, eu te convido a voltar para a blogosfera com o meu projeto. Eu ainda não tenho ideia de como seria e justamente por isso estou publicando isso aqui. Quero que você opine comigo. Vamos realizar publicações mensais/semanais sobre algum tema específico? Você participaria dessa brincadeira? 

Imaginei um grupo de quantidade indeterminada de pessoas interessadas em responder, por meio de publicações em blog de qualquer plataforma, temas que seriam mensais ou semanais publicados numa rede social como o Telegram (a mais recomendada, pois top demais). Teríamos uns juramentos bacanas (kkk??) e seríamos nossas próprias leitoras (pelo menos no início do projeto).

Eu só preciso de um sim para fazer isso acontecer! Caso tenham interesse, é mais fácil do que você pensa para participar. Como sou muito agoniada já criei um grupo no Telegram. Pra participar basta pesquisar "Blogueiríssimxs" ou entrar por esse link aqui.

Ai, mas eu não tenho Telegram! O que eu faço? Se cadastra, benhê! Telegram é melhor que WhatsApp. Instale ele clicando aqui para Android ou iOS, cadastre seus dados e venha me abraçar/agradecer por eu te apresentar essa maravilha (kkk).

E, se não aparecer ninguém pra se juntar a minha ideia (chorando internamente), eu acho que vou criar minhas próprias publicações sozinha mesmo e vamos ver no que vai dar, né? A ideia de ter um grupo era para um incentivar o outro, ajudar, inspirar-se e provar que a blogosfera não morreu!!

You Might Also Like

0 comments

Thayníssima é um blog pessoal que fala sobre tudo o que autora gosta e tem interesse, sendo leitura, fotografia, gastronomia, moda, jogos, músicas, filmes e séries.

Oi! Tudo bem? É sua primeira vez aqui? Gostou da publicação? Sinta-se livre para deixar sua opinião e também o link do seu blog. Tenha certeza de que eu irei conhecê-lo.

Você pode nos acompanhar também pelo facebook, twitter e instagram. E, caso queira entrar em contato conosco, envie uma mensagem para o e-mail blogthaynissima@gmail.com. Responderei em breve!

Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser. (: