Decorando o aconchego com ladrilho hidráulico

janeiro 22, 2018



Você pode não saber o que significa, mas tenho certeza que já o viu pelos lugares e achou muito bonito. Ladrilho hidráulico, mosaico hidráulico ou piso hidráulico é um tipo de revestimento artesanal, peça por peça, confeccionado à base de cimento e corantes utilizado em paredes e pisos, em áreas úmidas e secas. Este tipo de revestimento leva esse nome porque passam cerca de oito horas debaixo d'água para a cura. Ele é produzido em fôrmas e é considerado ecológico pela fabricação artesanal e por não consumir energia ou emitir gases com a queima em fornos. O modelo pode ser utilizado em ambientes externos e internos. Garagens, praças, jardim, rampas e estacionamentos, bordas de piscina, calçadas, terraço, bancadas, cozinha, banheiro, sala, varanda e onde mais te agradar.



Foram originados pelo sul da Europa na metade do século XIX e decoraram castelos e palácios europeus. Surgiram como uma alternativa ao mármore ou cerâmica que não necessitavam de cozimento e espalharam-se pelos países mediterrâneos, tornando-se populares também na Inglaterra e Rússia. São altamente resistentes a zonas de tráfego intenso e à abrasão, alta durabilidade, sem brilho, antiderrapantes quando fabricados em relevo e têm grandes qualidades decorativas destacando-se nos cômodos da casa. Seus desenhos coloridos e monocromáticos representam formas geométricas, flores ou folhas. O ladrilho hidráulico sofre baixa dilatação, portanto dispensa rejunte.



Os ladrilhos hidráulicos são classificados em liso, decorado e antiderrapante. Os lisos têm cores sólidas e são aplicados em ambientes internos e externos, utilizados em decoração de fachadas ou juntamente com os ladrilhos decorados para dar acabamento ao ambiente. Os decorados são utilizados para compor tapete, borda, contínuos, florais, patchwork e acabamento de rodapé dos ambientes. Os antiderrapantes são utilizados em áreas externas sendo calçadas, pátio, estacionamento, rampa, borda de piscina e áreas molháveis.
Abaixo vão mais alguns exemplos:







Espero que tenham curtido as explicações e inspirações!

O Projeto Aconchego tem o propósito de arquivar o sonho de construir um lugar em que me sinto bem acolhida. Publicarei cada detalhe que eu quero que meu lar possua e compartilharei com vocês aqui.

You Might Also Like

3 comments

Thayníssima é um blog pessoal que fala sobre tudo o que autora gosta e tem interesse, sendo leitura, fotografia, gastronomia, moda, jogos, músicas, filmes e séries.

Oi! Tudo bem? É sua primeira vez aqui? Gostou da publicação? Sinta-se livre para deixar sua opinião e também o link do seu blog. Tenha certeza de que eu irei conhecê-lo.

Você pode nos acompanhar também pelo facebook, twitter e instagram. E, caso queira entrar em contato conosco, envie uma mensagem para o e-mail blogthaynissima@gmail.com. Responderei em breve!

Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser. (: